Síntese
O município se destaca por seus investimentos em infraestrutura e saneamento básico, é considerado modelo em iniciativas permanentes de programas e projetos de geração de emprego e renda. Sua emancipação político-administrativa ocorreu em 10 de abril de 1992. Desde então, seu crescimento populacional é considerado o maior do Estado, cerca de 11% ao ano, distribuído em uma área territorial de 229,5 Km² de extensão.
Saúde
Rio das Ostras possui uma das melhores redes públicas de Saúde do País, que oferece atendimento humanizado, remédios, exames e cirurgias de ponta, gratuitamente, a todos. São 10 postos de saúde, dois Centros de Saúde, dois Centros de Reabilitação, no Centro e em Rocha Leão, Pronto-Socorro, Unidade de Dor Torácica (UDT), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Farmácia e Hospital Municipal.
A Prefeitura atua na prevenção de doença e promoção de saúde e vai além, oferecendo atendimento de alta complexidade. O Hospital Municipal conta com maternidade e várias especialidades cirúrgicas, com aparelhagem de alta tecnologia, como tomografia computadorizada e ecocardiograma. O Hospital conta com um Centro de Terapi Intensiva (CTI) com atendimento humanizado e equipamentos de última geração. A rede possui também a primeira Unidade de Dor Torácica do interior do Estado e a quarta do serviço público do País.
Educação
Com projeto pedagógico sócio-interacionista, que promove o desenvolvimento de habilidades e valoriza a diversidade, a Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras administra 41 escolas que atendem a cerca de 20 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, contando ainda com o Ensino Médio no curso de Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos.
A rede conta com avaliações sistêmicas, referencial curricular, projetos de informática educativa e cursos de formação permanente para os professores. A Prefeitura de Rio das Ostras também desenvolve programas de incentivo à formação acadêmica, incluindo parcerias com instituições de ensino que garantem descontos nas mensalidades e estágio remunerado.
Segurança
Rio das Ostras é o segundo município que apresentou, na última década, o maior crescimento populacional do País. Manter o ordenamento da cidade é um grande desafio assumido pela Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, cuja Guarda Municipal é vinculada.
A segurança é um dever do Estado, mas a Administração não hesita em viabilizar melhorias no setor. A Prefeitura reforça constantemente o efetivo para atuar nas ruas, no mar e na proteção aos próprios públicos. Além disso, instalou oito câmeras de monitoramento para auxiliar o trabalho da Guarda Municipal. Com a função, que é coibir atos de violência e identificar criminosos. O diálogo e a parceria da Guarda Municipal com as Polícias Civil e Militar facilitam trabalhos em prol da população e trazem resultados satisfatórios, fazendo de Rio das Ostras um município que cresce a cada dia, com desenvolvimento ordenado e qualidade de vida.
Infraestrutura
Rio das Ostras tem como uma de suas prioridades investimentos em infraestrutura. Nos últimos quatro anos, foram investidos cerca de R$ 1 bilhão em obras com o objetivo de beneficiar o morador e o turista. Um exemplo é o Projeto Reviver, primeira Parceria Público-Privada (PPP) assinada pelo presidente Lula no país, que beneficiará 12 mil famílias.
A Prefeitura também concluiu mais de 100 quilômetros de pavimentação desde 2005. O diferencial foi que nenhuma rua foi asfaltada sem antes receber rede de esgoto e de águas pluviais. Além disso, foram instaladas 340 quilômetros de rede de água no município e com isso concluídas 30 mil ligações, beneficiando cerca de 80% da população.
Esporte e Lazer
Rio das Ostras investe no esporte de base e possui mais de 20 projetos nas mais variadas modalidades esportivas, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. As atividades são destinadas a todo público. Desde crianças até idosos, de ambos os sexos.
Um dos destaques é o Projeto de Natação no Mar, a primeira escolinha do gênero em todo o Brasil, como configura no Boletim da Federação Internacional de Educação Física. Rio das Ostras ainda oferece aulas de Bodyboarding, Artes Marciais, Skate, Vela, Basquete, Vôlei, Capoeira, Handebol, Ginástica Artística, Trampolim, Futebol e Natação em piscina dentre outros. A novidade para 2011 fica por conta da Escola de Atletismo que vai contar com modalidades de velocidade, de fundo e técnicas diferenciadas. Em Rio das Ostras só fica parado quem quer.
Meio Ambiente
Rio das Ostras mantém uma política séria de gestão ambiental, com participação efetiva da comunidade, conquistada com trabalho contínuo de Educação Ambiental. O município criou quatro Unidades de Conservação (UCs): APA (Área de Preservação Ambiental) da Lagoa de Iriry, ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) de Itapebussus, Monumento Natural dos Costões Rochosos.
Além dos investimentos em saneamento, que garantem a conservação do solo, rios, lagoas e mar, a cidade prioriza a reciclagem e o reaproveitamento de recursos. Hoje, a Prefeitura garante a destinação correta dos pneus, transforma galhadas em adubo orgânico e possui um sistema de tratamento e reaproveitamento dos efluentes de resíduos de limpa-fossa. O município eliminou o lixão e hoje conta com um moderno Aterro Sanitário, um dos poucos com licença ambiental para funcionar no Estado do Rio.
Cultura
A Fundação Rio das Ostras de Cultura é uma autarquia vinculada à Prefeitura de Rio das Ostras que reúne programas e projetos voltados para o desenvolvimento de talentos, formação de platéia e resgate da história do município. Teatro Popular, Biblioteca Pública, Casa da Cultura, Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba e Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira, na região rural da cidade, são algumas das unidades administradas pela fundação.
A instituição também incentiva a geração de emprego e renda com a Fábrica de Bonecas e a Fundição Escola de Artes e Ofício, além de promover cursos regulares e técnicos no Centro de Formação Artística. Em seu calendário oficial permanente de eventos estão o consagrado Festival de Dança, Festival Nacional de Teatro e Festival de Dança.
ZEN - Zona Especial de Negócios
A Zona Especial de Negócios (ZEN), uma área com um milhão de metros quadrados, possui 29 empresas em atividade. A atual administração investiu mais de R$ 15 milhões em obras de infra-estrutura com pavimentação, redes de abastecimento de gás natural, água, sistema de esgotamento sanitário, energia elétrica, telefonia e drenagem de águas pluviais.
O objetivo da ZEN é ordenar as atividades empresariais, industriais de produção, bens e serviços para que as áreas residenciais e turísticas do município não sofressem o impacto da industrialização e crescimento local. Dessa forma, a população continua tendo qualidade de vida, o turista possui belas paisagens preservadas e o empresário uma área infra-estruturada.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras
0 comentários:
Postar um comentário