segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rio das Ostras, RJ, promove Dia 'D' contra a hanseníase

Atendimento acontece das 8 às 17h, no CS de Extensão do Bosque.
O município possui atualmente 14 pacientes em tratamento da doença.

A hanseníase são manchas que surgem no corpo
(Foto: Rodolfo Toshio Tagawa/ Arquivo Pessoal)

Equipes médicas de Rio das Ostras, no interior do estado do Rio, serão mobilizadas nesta segunda-feira (27) para atendimento dos moradores que buscam tratamento ou informações de prevenção da hanseníase. O atendimento acontecerá das 8 às 17h, no Centro de Saúde do bairro Extensão do Bosque. Durante todo mês moradores e profissionais passaram por palestras educativas e informativas sobre o assunto. 
No Dia “D” da campanha a equipe do Programa de Hanseníase vai estar disponível para atender aos pacientes encaminhados pelas unidades. Também vão receber as pessoas que, por conta própria, se dirigirem à unidade de saúde buscando orientações ou que apresentam manchas suspeitas na pele. O município possui atualmente 14 pacientes em tratamento da doença. 
Hanseníase
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele e nervos periféricos – nas mãos e pés. As pessoas contaminadas apresentam sintomas como manchas avermelhadas ou esbranquiçadas sem sensibilidade (dormentes). Podem ainda ser sintomas da doença câimbras e dormências nas mãos e pés. A dermatologista do Programa de Hanseníase do Município, Lícia Oliveira, explica que a doença é transmitida pelas vias aéreas superiores, por isso, em geral, a contaminação se dá entre familiares ou pessoas que dividem a mesma casa.
Antes chamada de lepra, a doença tem cura e o tratamento é gratuito na rede pública, embora até hoje os pacientes sofram preconceitos. O Ministério da Saúde quer chamar a atenção para a importância do diálogo e da informação para acabar com a discriminação e com o medo em torno da doença.

0 comentários:

Postar um comentário